a hipertensão arterial é uma doença muito frequente em portugal, onde existem cerca de milhão e meio de pessoas com este problema.
Como não dá sintomas, as pessoas desconhecem se estão doentes ou se já o sabem, ignoram se o tratamento está a resultar. Medir regularmente a tensão arterial e registá-la , é o primeiro passo a […]

February 14th, 2008

O colestrol é uma gordura que circula no sangue e que é necessária, em pequenas quantidades, ao bom funcionamento do nosso corpo. Em excesso deposita-se no interior das artérias dificultando a passagem do sangue.

February 14th, 2008

Corticóide ou corticosteróide é o nome dado a um grupo de hormonas esteróides produzidas pelas glândulas supra-renais, ou a derivados sintéticos destas.
Os corticosteróides possuem diversas acções importantes no corpo humano, possuindo um papel de relevo no balanço electrolítico (equilíbrio de íons e água), e na regulação do metabolismo. Situações em que a sua produção está […]

February 13th, 2008

Doenças cardiovasculares são doenças que afectam o sistema circulatório (cárdio = coração * vasculares = vasos sanguíneos, incluindo artérias, veias e vasos capilares). Entre as mais comuns podemos referir o enfarte do miocárdio, a angina de peito, a aterosclerose, os AVC (acidente vascular cerebral), etc. Entre as suas principais causas contam-se a vida sedentária, o […]

February 13th, 2008

No início pensava-se que o factor que predispunha à enfermidade era um consumo alto de carboidratos de rápida absorção. Depois viu-se que não havia um aumento das probabilidades de contrair diabetes mellitus com o consumo de carboidratos de assimilação lenta.
Actualmente pensa-se que os factores mais importantes são o excesso de peso e a falta de […]

February 7th, 2008

Nesta enfermidade, o pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina (hormônio que permite entrada de glicose nas células), apresenta produção insuficiente, ou, nenhuma, deste hormônio. Conseqüentemente, pouca glicose entra nas células e muita glicose permanece no sangue.
Uma vez que a glicose funciona como fonte de energia para as células, fazendo com que elas produzam energia […]

February 7th, 2008