Tabagismo significa abuso de tabaco. É o vício de fumar regularmente um número considerável de cigarros, cigarrilhas, charutos ou tabaco de cachimbo. Fumar predispõe para o cancro do pulmão e outros, bronquite e enfisema pulmonar, úlcera gastro-duodenal, doenças cardio-vasculares e acidentes vasculares cerebrais. As mulheres fumadoras grávidas podem prejudicar o desenvolvimento e a viabilidade do feto. Os fumadores também prejudicam a saúde dos não fumadores junto de quem vivem, que acabam por ser fumadores contra vontade (”fumadores passivos”).
Efeitos do tabaco no ser humano
  • No aparelho respiratório, 90% dos cancros são devidos ao tabaco.
  • No aparelho circulatório, a angina de peito, o enfarte do miocárdio, a hipertensão arterial e o acidente vascular cerebral são algumas das doenças mais frequentes.
  • Na área oto-rino-laringológica, 65% dos cancros da boca são devidos ao tabaco bem como a diminuição do olfacto e tendência para rouquidão.
  • No aparelho urinário, o tabaco pode provocar cancro da bexiga.
  • Ao nível sanguíneo, provoca alterações da coagulação.
  • Na mulher, o tabaco aumenta o risco de cancro do colo do útero e em combinação com a toma da pílula contraceptiva, aumenta o risco de trombose venosa.
  • No recém-nascido, o tabagismo da mãe aumenta o risco de malformações, parto prematuro, baixo peso ao nascer e síndrome da morte súbita.

Calcula-se que cerca de dois milhões e meio de pessoas morrem anualmente em todo o mundo, devido ao tabaco. Por isso, a Organização Mundial de Saúde propõe a luta, por todos os meios, contra esta autêntica epidemia dos tempos modernos.

April 3rd, 2008

Alguns de voses podem pensar que o tabagismo nao é uma doença. Dizem que um vicio! Na realidade faz parte de ambos.

O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência psicológica do consumo de tabaco. De acordo com a Organização Panamericana da Saúde , o tabagismo é o responsável por cerca de 30% das mortes por cancro (câncer no Brasil), 90% das mortes por cancro do pulmão, 25% das mortes coronarianas, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crónica e 25% das mortes por derrame cerebral. Ainda de acordo com a organização, não existem níveis seguros de consumo do tabaco. O método de avaliação de Fagerström é, hoje, utilizado por especialistas, para ajudar a definir a melhor estratégia para quem quer largar o cigarro. Este questionário é utilizado por médicos a fim de determinar se uma pessoa está seriamente viciada na nicotina.

Agora pense e tente proteger-se a si e a quem lhe rodeia.

March 10th, 2008

A asma é uma doença inflamatória crônica caracterizada por obstrução crônica ao fluxo de ar nas vias respiratórias, cuja causa não está completamente elucidada. Sua fisiopatologia está relacionada ao edema da mucosa brônquica, a hiperprodução de muco nas vias aéreas e a contração da musculatura lisa das vias aéreas, com conseqüente diminuição de seu diâmetro (broncoespasmo)e edema dos brômquios e bronquíolos. Isto resulta em vários sintomas, como: dispnéia, tosse e sibilos, principalmente à noite. O estreitamento das vias aéreas é geralmente reversível, porém, em pacientes com asma crônica, a inflamação pode determinar obstrução irreversível ao fluxo aéreo. As características patológicas incluem a presença de células inflamatórias nas vias aéreas, exsudação de plasma, edema, hipertrofia muscular, rolhas de muco e descamação do epitélio. O diagnóstico é principalmente clínico e o tratamento consta de medidas educativas e drogas que melhorem o fluxo aéreo na crise asmática e antiinflamatórios, principalmente a base de corticóide.

February 28th, 2008

Causas

Varizes são mais comuns em mulheres, e estão vinculadas à hereditariedade. Gravidez, obesidade, menopausa e envelhecimento são fatores que contribuem para seu aparecimento.

 Complicações

A maioria é relativamente benigna, mas uma circulação debilitada no membro afetado pode levar a sérias complicações.

Em situações de hipertensão portal (devida à cirrose), é muito freqüente a ocorrência de varizes nas anastomoses (junções) entre as veias que drenam para a veia porta e as que drenam para a veia cava. Estas podem ocorrer:

  • Na região periumbilical, causando o sinal da cabeça de medusa;
  • Na região retal, podendo causar o aparecimento de hemorróidas;
  • Nas veias gastroesofágicas, com proeminência para o lúmen (ou luz) do esôfago. Seu rompimento causa hematemese abundante, que pode levar à morte rápidamente.

February 27th, 2008

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento e é mais comum em mulheres que em homens. A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas. Se não forem feitos exames pode passar despercebida.

Sintomas:

A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas. Se não forem feitos exames sangüíneos e de massa óssea, é percebida apenas quando surgem as primeiras fraturas, acompanhadas de dores agudas. A osteoporose pode, também, provocar deformidades e reduzir a estatura do doente.

Prevenção:

  • Fazer exercícios físicos regularmente: os exercícios resistidos são os mais recomendados;
  • Dieta com alimentos ricos em cálcio (como leite e derivados), verduras (como brócolis e repolho), camarão, salmão e ostras.
  • A reposição hormonal do estrógeno em mulheres na menopausa consegue evitar a osteoporose

February 27th, 2008

    A acne, conforme o tipo das lesões, pode causar cicatrizes em alguns casos, e é esta a sua única conseqüência visível a longo prazo. Suas conseqüências mais preocupantes são, na verdade as psicológicas. Ocorre, conforme o grau, grande redução da auto-estima, vergonha de sair de casa e depressão. O pior é que a acne geralmente aparece na adolescência, quando as pessoas tendem a ser mais inseguras socialmente.

Alvos, em alguns casos, de discriminação, as pessoas acometidas pela doença em elevado grau buscam, em vários casos, o isolamento social. A acne atinge a vida social do indivíduo profundamente, pois é justamente na fase da adolescência em que se desenvolvem as relações sociais e o amadurecimento emocional e psicológico. Por esses motivos, é aconselhável, além do tratamento físico, o acompanhamento psicológico do paciente, para que saiba lidar com a doença e não se afaste do meio social

February 27th, 2008

Hemoglobinúria paroxística noturna (ou HPN) é uma anemia hemolítica crônica causada por um defeito na membrana das hemácias. Caracterizada pela presença de hemácias na urina (hemoglobinúria). O termo noturno se refere a crença de que a hemólise era causada pela acidose que ocorre durante o sono mas nem todos os paciente com HPN apresenatam hemólise noturna. Esta doença rara atinge igualmente ambos os sexos.

[editar] Sintomas

A forma mais clássica apresenta uma anemia hemolítica e presença dos produtos da hemólise na urina (hemoglobina e hemossiderina) faz com que ela fique com cor escura (cor de coca-cola) e as vezes o paciente apresenta icterícia e esplenomegalia (baço aumentado). A anemia é acompanhada de um sinal de regeneração moderada (reticulocitose) e de um certo grau de insuficiência medular. Os sintomas clássicos da anemia que podem estar presentes são fadiga, cansaço, falta de ar, cefaléia.

O problema maior que agrava uma evolução de um paciente com HPN é a trombose. As duas localizações mais frequentes destas tromboses são nas veias sub-hepáticas (síndrome de Budd-Chiari) e no sistema nervoso central. Duas outras complicações são também frequentemente encontradas: as crises dolorosas abdominais (de etiologia incerta; microtrombose mesentéricas) e as infecções recorrentes. As infecções são resultado da baixa no número de leucóticos (ou leucopenia). E os problemas de coagulação podem ser agravados com a baixa no número de plaquetas (ou plaquetopenia).

Muitos pacientes com anemia aplásia desenvolvem HPN, esta anemia pode ser um resultado de um ataque do sistema imune a medula óssea.

February 27th, 2008

Doenças da pele - doenças comuns da pele com retrato

As doenças da pele são comuns no mundo inteiro. Nos países no processo do desenvolvimento, as doenças infectious tais como o tuberculosis, o leprosy e o onchocercose forem comuns, quando nos países desenvolvidos, disorders inflammatory tais como o eczema e o acne é comum. Os Disorders da pele podem ser herdados, por exemplo o syndrome de Ehlers-Danlos, uma parte do desenvolvimento normal, por exemplo vulgaris do acne, ou podem apresentar-se como um elemento de um disorder systemic, por exemplo o erythematosus systemic do lupus (SLE).

Aproximadamente 25% da população BRITÂNICA desenvolverá um problema da pele e, embora o self-medication seja comum, a doença da pele esclarece ainda 10% do workload de doutores de família. As razões comuns para esta itching ou o dor, que podem interferir com a abilidade do pessoa de funcionar normalmente ou de dormir; rashes que causam a ansiedade, o depression e a falta do self-confidence e podem conduzir à isolação social se obviamente visíveis; e uma inabilidade trabalhar, porque determinados dermatoses (tais como o eczema allergic da mão em um construtor ou em um hairdresser) podem interferir com ou mesmo impedir trabalhar.

Raramente a doença da pele pode ser fatal. Os exemplos são melanoma malignant, necrolysis epidermal tóxico e pemphigus.

February 27th, 2008

Doenças da pele - doenças comuns da pele com retrato

As doenças da pele são comuns no mundo inteiro. Nos países no processo do desenvolvimento, as doenças infectious tais como o tuberculosis, o leprosy e o onchocercose forem comuns, quando nos países desenvolvidos, disorders inflammatory tais como o eczema e o acne é comum. Os Disorders da pele podem ser herdados, por exemplo o syndrome de Ehlers-Danlos, uma parte do desenvolvimento normal, por exemplo vulgaris do acne, ou podem apresentar-se como um elemento de um disorder systemic, por exemplo o erythematosus systemic do lupus (SLE).

Aproximadamente 25% da população BRITÂNICA desenvolverá um problema da pele e, embora o self-medication seja comum, a doença da pele esclarece ainda 10% do workload de doutores de família. As razões comuns para esta itching ou o dor, que podem interferir com a abilidade do pessoa de funcionar normalmente ou de dormir; rashes que causam a ansiedade, o depression e a falta do self-confidence e podem conduzir à isolação social se obviamente visíveis; e uma inabilidade trabalhar, porque determinados dermatoses (tais como o eczema allergic da mão em um construtor ou em um hairdresser) podem interferir com ou mesmo impedir trabalhar.

Raramente a doença da pele pode ser fatal. Os exemplos são melanoma malignant, necrolysis epidermal tóxico e pemphigus.

February 27th, 2008

Conhecida, também, como peste bubônica, peste negra, já vitimou milhões de pessoas em várias partes do mundo, principalmente na Ásia, Europa e África. No Brasil, a peste é endêmica em algumas cidades do Nordeste, ocorrendo entre os roedores silvestres. Esta doença é causada pela bactéria Yersínia (Pasteurella) pestis e a transmissão é feita de roedor para roedor ou de roedor para o homem, através da picada da pulga Xenopsylla cheopis.

Septicemia, inflamação nos gânglios linfáticos, petéquias, são os principais sintomas da doença. A peste é fatal aos roedores. As pulgas abandonam os animais mortos, parasitam outros roedores e, até mesmo, o homem. Neste caso, causam os grandes surtos epidêmicos.

February 27th, 2008